Chef Miguel Bertolo
Formado em Belas Artes pela SNBA e com formação de culinária avançada pelo INP/ACPP, MB construiu uma carreira distinta em Sushi e culinária japonesa. A sua jornada culinária começou em Portugal e aprofundou-se no Japão, onde obteve certificações em Washoku (culinária tradicional japonesa) e Sushi pelo prestigiado Tokyo College of Sushi and Washoku (TCSW) e pela All Japan Sushi Association (AJSA).
Atualmente, é Coordenador e Gerente de Treino no ACPP Lisboa e é instrutor de culinária de fusão japonesa em Londres, no TCSW. Desempenha um papel ativo no programa de treino em Sushi e culinária japonesa, certificado pelo governo japonês, assim contribuindo para o desenvolvimento de profissionais da culinária em toda a Europa.
Desde 2006, gerência projetos de empreendedorismo, treino culinário e consultoria, oferecendo expertise em inovação e gestão de cozinha. Em 2015, lançou o Chirashi Sushi and Ramen em Lisboa, um conceito inovador de fast-casual dining que combina simplicidade com praticidade urbana, adaptando os sabores tradicionais japoneses a estilos de vida modernos.
Por meio do BFI, fornece consultoria estratégica e serviços de assessoria para restaurantes e empresas gastronômicas em Portugal e no Médio Oriente, adaptando o sushi e a culinária criativa japonesa aos gostos locais e ao mercado.
Reconhecido internacionalmente, foi vice-campeão na World Sushi Cup Japan, em Tóquio (2017), e também na European Washoku Cup Japan, em Paris (2022), representando Portugal com orgulho no cenário gastronômico global.
Também colabora com organizações como a JRO e a JETRO Europe, promovendo a culinária japonesa através de eventos e iniciativas que fortalecem os laços entre a gastronomia japonesa e os mercados europeus.
“A minha expertise é procurada por líderes do setor que procuram inovar e elevar a culinária japonesa para o público ocidental. Através de consultoria e treino, ajudo empresas a refinar as suas práticas e a levar adaptações criativas e culturalmente respeitadoras da culinária japonesa para mercados novos.”